Por quê? Lula atuou a favor de construtoras no exterior

Ex-presidente e sua colega Kirchner fizeram ‘intervenção decidida’ pela Odebrecht em Quito, mostram telegramas

Como presidente, Lula atuou em favor de construtoras no exterior

Telegramas de embaixadas brasileiras e do Itamaraty entre 2003 e 2010, expõe ação do governo Lula em benefício de empresas brasileiras. Divulgação

Outros documentos divulgados nesta terça pelo Itamaraty indicam atuação para negócios de empresas na Argélia

O então presidente Lula e seu colega argentino Nestor Kirchner fizeram “uma intervenção decidida” para ajudar a empreiteira Odebrecht a se associar a uma firma argentina com vistas à construção de uma hidrelétrica no Equador.

A informação consta em telegramas de embaixadas brasileiras e do Itamaraty entre 2003 e 2010, material que expõe a ação do governo brasileiro em benefício de empresas brasileiras como forma de ampliar a influência do país.

São 2.136 páginas de telegramas reservados que foram reclassificados e divulgados nesta terça (16), após requerimento da revista “Época”.

Em 2005, o embaixador brasileiro em Quito (Equador), Sergio Augusto Sobrinho, comemorou a ação de Lula e Kirchner em prol de uma demanda da Odebrecht, que procurava se associar à empresa argentina IMPSA.

Ele escreveu ao então chanceler Celso Amorim: “Estou seguro de que a flexibilização na postura da IMPSA e a aceitação, por parte da empresa argentina, da proposta de texto elaborado pela Odebrecht não teriam sido possíveis sem a intervenção decidida de Vossa Excelência e dos presidentes Lula e Kirchner”.

Sem a concordância da IMPSA, a Odebrecht não conseguiria assinar um memorando que lhe permitiria participar da concorrência da hidrelétrica de Toachi-Pilatón, obra com custo total estimado em US$ 452 milhões.

Em 2007, mostram telegramas, a Odebrecht conquistou o contrato. Mas no ano seguinte, após divergir do governo local, deixou o país.

Material da embaixada em Argel (Argélia) deixa explícitas as intervenções a favor daOdebrecht e da Andrade Gutierrez. Em 2006, o embaixador Sérgio França Danese relatou ter dito a interlocutores da Odebrecht que poderia mostrar às autoridades argelinas “as vantagens políticas de contar com empresas brasileiras”: “Será a forma de viabilizar o entendimento, oferecido pelo presidente Bouteflika […], de que a Argélia aplicaria também parâmetros políticos para favorecer empresários brasileiros”.

OUTRO LADO

A assessoria de Lula disse que não comentaria. Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Itamaraty, Rodrigo Azevedo disse que uma das funções de sua área é colaborar para a expansão das empresas brasileiras no exterior. Ele afirmou ainda que não há privilégio a nenhum grupo.

A Andrade não se manifestou. A Odebrecht” informou que os fatos “situam-se no âmbito da missão dos serviços diplomáticos de todo e qualquer país do mundo”.

PT quer tentar derrubar ida de Okamotto à CPI

Após terem levado bronca do ex-presidente Lula por terem deixado aprovar na CPI da Petrobras a convocação do chefe de seu instituto, petistas articularam nesta terça (16) um contra-ataque que inclui um recurso para tentar derrubar a ida de Paulo Okamotto à comissão.

A bancada estuda solicitar ao plenário da Câmara que reavalie a convocação de Okamotto. O requerimento relativo ao braço-direito de Lula foi aprovado em bloco, junto com outros 139, na sessão da última quinta (11). Na avaliação de petistas, porém, os requerimentos deveriam ter sido votados separadamente.

O PT também estuda protocolar pedido de convocação de algum integrante do Instituto Fernando Henrique Cardoso, sob o argumento de que o ex-presidente tucano também recebeu doações da Camargo Corrêa, investigada na Lava Jato.

A convocação de Okamotto pela CPI teve como base registros contábeis da Camargo Corrêaobtidos pela Polícia Federal na Lava Jato que identificaram doações de R$ 3 milhões ao Instituto Lula.

Anúncios

Publicado em 17/06/2015, em Nordeste e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: