Queda de popularidade: Dilma tem desaprovação histórica

Queda de popularidade da presidente ocorreu tanto entre os eleitores que votaram em Aécio quanto nos que votaram nela no 2º turno das eleições.

Insatisfação foi gerada pelo cenário atual, como a intensificação da crise, inflação, desemprego aumentando e todas as medidas de ajuste fiscal

Fonte: O Globo 

Ibope: Dilma tem desaprovação histórica

Ibope: as medidas econômicas tomadas no início do segundo contribuíram para a queda de popularidade entre os eleitores da presidente. Foto: André Dusek/Estadão

Ibope: apenas 12% dos brasileiros aprovam o governo Dilma

De acordo com o instituto, 23% consideram o governo ‘regular’ e 64% ‘ruim ou péssimo’

Apenas 12% consideram o governo Dilma Rousseff “ótimo ou bom”, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira. De acordo com o instituto, 23% consideram o governo “regular” e 64% “ruim ou péssimo”. (LEIA A ÍNTEGRA DA PESQUISA)

Na pesquisa de dezembro, 40% consideravam o governo “ótimo ou bom”, 28 pontos a mais em relação à pesquisa divulgada hoje. Também na pesquisa anterior, 32% consideravam o governo “regular” e 27% “ruim ou péssimo”.

A queda de popularidade da presidente ocorreu tanto entre os eleitores que votaram no senador Aécio Neves (PSDB-MG) quanto nos que votaram nela no segundo turno das eleições. No fim do ano, 63% dos que votaram na presidente consideravam o governo ótimo ou bom. Agora, apenas 22%. Entre os eleitores do tucano, 12% avaliavam de forma positiva, contra 2% atuais.

É o pior índice da série histórica divulgada pela CNI. Até então, o menor resultado para o mês de março havia sido registrado em 1999, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teve 22 % de ótimo ou bom. De acordo com Renato Fonseca, gerente de pesquisa da CNI, as medidas econômicas tomadas no início do segundo contribuíram para a queda de popularidade entre os eleitores da presidente:

— Ela (Dilma) já tinha uma aprovação muito baixa em relação aos entrevistados que declararam ter votado no Aécio, o que é natural depois de uma eleição bastante polarizada. O que explica exatamente essa queda de popularidade são os eleitores da Dilma. O quadro atual, a intensificação da crise, inflação, desemprego aumentando e todas as medidas de ajuste fiscal geraram essa insatisfação — explicou.

Ibope: Dilma tem desaprovação histórica

Avaliação do governo Dilma Rousseff – Arte O Globo

MANEIRA DE GOVERNAR E CONFIANÇA

De acordo com o mesmo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 19% dos brasileiros disseram aprovar a maneira de governar da presidente Dilma. Em dezembro, 52% da população aprovavam a maneira de governar de Dilma. O resultado de hoje mostra uma queda de 33 pontos.

Também houve queda de 51% para 24% no percentual dos que confiam na presidente. Os que não confiam subiu de 24% para 74%. Na comparação com o primeiro governo, 76% dos entrevistados disseram que o segundo mandato da presidente está pior que o primeiro.

Em todas as áreas de atuação avaliadas na pesquisa, o percentual de desaprovação é superior a 60%. As questões econômicas aparecem como os fatores com o maior índice de reprovação. As políticas de taxa de juros e impostos são reprovadas por 89% e 90% da população, respectivamente. Já o combate à inflação é reprovada por 84% e as ações na área de saúde por 85%. O combate à fome e à pobreza têm o maior índice de aprovação entre os itens: 33%.

O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 deste mês, com 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

DATAFOLHA

No dia 18 de março, o instituto Datafolha já havia detectado a queda de popularidade da presidente. Em pesquisa realizada entre os dias 16 e 17 de março, o governo da petista foi avaliado apenas por 13% dos entrevistados como “bom e ótimo”, contra 62% de “ruim e péssimo”.

Anúncios

Publicado em 02/04/2015, em Economia, Gestão, Gestão Deficiente, Gestão do PT, Governo, Governo do PT, Política e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: