Em homenagem, Aécio destaca compromisso de Simon com a sociedade

Aécio lembrou que há exatos 32 anos, Tancredo Neves também se despedia do Senado Federal.

Homenagem a Pedro Simon

Fonte: PSDB

Aécio presta homenagem a Pedro Simon

Aécio Neves destacou, no Senado, o compromisso de Pedro Simon com a sociedade. Divulgação

Aécio Neves destaca trajetória política do senador Pedro Simon

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) destacou, nessa quarta-feira (10/12), no Senado, a trajetória política do senador Pedro Simon (PMDB-RS) durante quase seis décadas, sendo 32 anos deste período como senador. Durante sessão deliberativa em homenagem ao senador gaúcho, que se despede do Senado em 31 de janeiro, Aécio Neves destacou o compromisso de Simon com a sociedade e lembrou que há exatos 32 anos, Tancredo Neves também se despedia do Senado Federal.

Leia abaixo íntegra do pronunciamento do senador Aécio Neves.

“Ilustre senador Pedro Simon, é com uma alegria muito grande que dirijo a vossa excelência algumas palavras que vêm do local mais profundo do meu coração e da minha alma. Ouvia com atenção o pronunciamento de despedida de vossa excelência dessa casa. Não havia como deixar de lembrar de uma outra despedida, ocorrida nesta casa, na tribuna à nossa direita.

Há 32 anos, quando esse seu dileto e querido amigo Tancredo Neves se despedia também do Senado Federal para enfrentar um outro desafio: a partir do governo de Minas, com a sua participação e de outros ilustres brasileiros, entre eles Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela e tantos outros, construir o caminho do reencontro do Brasil com a democracia e com a liberdade. Ouvi aqui, naquela tribuna à direita, depoimentos de aliados e de adversários, que registravam a dimensão do homem público que deixava essa casa.

Vejo um enorme paralelo, senador Pedro Simon, da trajetória de Tancredo e a vossa trajetória. Talvez por isso, durante tantas décadas, militaram juntos, sempre compreendendo que a vida pública, na dimensão maior do que essa expressão possa significar, é a mais digna das atividades que um cidadão possa exercer no seio de uma sociedade. Vossa excelência, com mandato desde o ano de 1959, é hoje entre nós o mais bem-acabado exemplo de que a vida pública e a honradez, a vida pública e a ética, a vida pública e o compromisso com aqueles que mais precisam são absolutamente indissociáveis.

Vossa excelência deixará o Senado dentro de algumas semanas, mas estou certo de que não deixará a vida pública. Porque os brasileiros continuarão a ter em vossa excelência uma das mais importantes referências da ética na vida pública. E sobretudo nesse quadro, de tamanho divórcio entre parcela expressiva da sociedade e seus representantes, pelos desatinos sucessivos com que são confrontados, a palavra de vossa excelência será sempre uma palavra referencial.

E vossa excelência, senador Pedro Simon, é um dos poucos homens públicos que não necessita de um cargo, de mandato, para exercer a sua liderança, mas, em especial, para ter a sua voz acatada e respeitada por todos os brasileiros. A minha geração de homens públicos continuará a ter em vossa excelência, a partir de primeiro de fevereiro do ano que vem, a mesma referência de dignidade, de honradez de espírito público e de enorme amor a esse país.

Da mesma forma que eu ouvi de alguns parlamentares que apartearam o meu avô Tancredo há 32 anos atrás, eu quero me dirigir, aqui, aos seus familiares, aos seus filhos, e à sua esposa: vocês podem ter um enorme orgulho imensurável orgulho da trajetória deste gaúcho, brasileiro, um dos mais qualificados homens públicos que o Brasil produziu no último século.

Vida longa, senador Pedro Simon! O Brasil ainda conta imensamente com vossa excelência!”

Anúncios

Publicado em 11/12/2014, em Aécio Neves, Aécio oposição, Política e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: