PF diz que indicação de José Carlos Cosenza foi erro

PF esclareceu que não há, até agora no inquérito policial, nenhuma referência incriminadora contra o atual diretor de Abastecimento da Petrobras.

Juiz da Operação Lava-Jato exigiu esclarecimento

Fonte: O Globo

PF diz que errou ao indicar José Carlos Cosenza

Sucessor de Paulo Roberto Costa na diretoria de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, negou que tenha recebido qualquer tipo de favorecimento e negou conhecer o doleiro Alberto Youssef. Foto: Crédito: Gerdan Wesley

PF diz que não há nada contra atual diretor de Abastecimento da Petrobras

Juiz intimou o órgão a esclarecer sobre possíveis pagamentos a Cosenza, substituto de Costa

Um ofício assinado pelo delegado da Polícia Federal Márcio Adriano Anselmo, em resposta a um questionamento do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, informou que não há, até agora no inquérito policial, nenhuma referência incriminadora contra o atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, que substituiu Paulo Roberto Costa na companhia.

“Em relação ao quesito que figurou em alguns interrogatórios, por erro material, constou o nome de Cosenza em relação a eventuais beneficiários de vantagens ilícitas no âmbito da Petrobras. Em relação ao outro quesito em que se questiona se os investigados conhecem o mesmo, foi formulado apenas em razão do mesmo ter sucedido a Paulo Roberto Costa, área em que foram identificados os pagamentos, bem como por ter sido seu Gerente Executivo. Cumpre esclarecer que não há, até o momento, nos autos, qualquer elemento que evidencie a participação do atual diretor no esquema de distribuição de vantagens ilícitas no âmbito da Petrobras“, informou o delegado.

“Destaque-se, ainda, que nenhum dos presos na sétima fase da Operação Lava Jato pontuou qualquer relação a José Carlos Consenza com os fatos ora em apuração”, complementou.

Mais cedo, o juiz havia pedido informações sobre em qual contexto o nome de Cosenza aparecia nas investigações, uma vez que que ele não havia sido informado nos autos.

Em nota à imprensa, a Petrobras diz que ” tomou conhecimento” de que a Polícia Federal cometeu um “erro técnico” ao mencionar o nome do diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza, como um dos “eventuais beneficiários de vantagens ilícitas no âmbito da Petrobras“.

A estatal explicou que “o documento encaminhado ao juiz Sérgio Moro (da 13ª Vara Criminal Federal no Paraná), destaca, ainda, que ‘não há, até o momento, nos autos, qualquer elemento que evidencie a participação do atual diretor no esquema de distribuição de vantagens ilícitas no âmbito da Petrobras‘ e que ‘nenhum dos presos na sétima fase daoperação Lava Jato pontuou qualquer relação de José Carlos Cosenza com os fatos ora em apuração’.

A Petrobras, ainda na nota, reiterou que “vem colaborando com os órgãos públicos de investigação, fiscalização e controle para elucidação dos fatos’. Engenheiro químico, Cosenza trabalha na estatal há 38 anos e assumiu a Diretoria de Abastecimento em abril de 2012 e teria recebido apoio do PMDB, PT e PP. Antes de ser diretor, era gerente executivo de Refino, na área de Abastecimento, comandada por Costa.

Cosenza passou a ser membro do Conselho de Administração da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, em junho de 2008, que era presidido por Costa. O Conselho de Administração da refinaria era o responsável pela aprovação dos aditivos dos contratos.

Cosenza negou que tenha recebido qualquer tipo de favorecimento e negou conhecer o doleiro Alberto Youssef. Ele foi responsável pela comissão interna da Petrobras criada para apurar irregularidades nas refinarias de Abreu e Lima e Comperj, no Rio. O relatório feito pela comissão será enviado ao Ministério Público e à Polícia Federal.

Anúncios

Publicado em 20/11/2014, em Governo do PT, Justiça, Petrobras, Política e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: