Petrobras: Dilma deveria pedir desculpas pelos escândalos, diz Aécio

Petrolão: Aécio disse que Dilma deveria “pedir desculpas” ao país pelo fato de seu governo ter permitido as irregularidades na Petrobras.

Corrupção na Petrobras

Fonte: O Globo

Aécio: Dilma deveria pedir desculpas pelos escândalos

Aécio Neves disse em publicação que Dilma quer se afastar do problema. Divulgação

Aécio diz que Dilma deveria ‘pedir desculpas’ pelos escândalos na Petrobras

Líder do PSDB também criticou presidente por não ter impedido irregularidades como gestora do setor

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse, em mensagem na rede social, que a presidente Dilma Rousseff deveria “pedir desculpas” ao país pelo fato de seu governo ter permitido as irregularidades na Petrobras. Aécio falou sobre o assunto em sua página oficial no Facebook. No sábado, o senador já tinha divulgado nota rebatendo as declarações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e acusando o governo de querer capitalizar politicamente a sétima etapa da Operação Lava-Jato.

— Agora que reconhece, ainda que tardiamente, a existência de corrupção, faço novamente o mesmo convite: Presidente, a senhora não acha que está na hora de pedir desculpas ao país pelo que o seu governo permitiu que ocorresse com a Petrobras? — disse Aécio, acrescentando:

— Só agora, depois das eleições, e confrontada com a gravidade dos fatos, a presidente Dilma Rousseff reconhece publicamente a existência de corrupção na Petrobras.

O tucano disse que Dilma quer se afastar do problema, se pronunciando sobre o assunto apenas como uma “espectadora, uma cidadã indignada”. Ele lembrou que ela foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras, responsável pela aprovação de inúmeros negócios, hoje sob investigação:

— Durante a campanha eleitoral, a candidata Dilma tentou virar as costas para a realidade das denúncias. Agora, é a presidente Dilma que tenta se afastar da mesma realidade ao agir como se a Petrobras não fizesse parte do seu governo. Agindo assim, a presidente zomba da inteligência dos brasileiros.

Aécio: Dilma deveria pedir desculpas pelos escândalos

Já o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (CE), disse que o país foi “chacoalhado” pela Operação Lava-Jato e que isso mostra que o governo do PT investiga tudo.

— A República precisa, de vez em quando, ser chacoalhada. A Operação Lava-Jato está fazendo isso. Estamos com uma série de empresários presos. Significa dizer que nosso governo não passa a mão na cabeça de ninguém — disse Pimentel.

Mas Pimentel descartou a convocação de presos como Renato Duque, ex-diretor da estatal nomeado pelo PT. Segundo ele, não há necessidade porque eles estão sob o benefício da delação premiada e, por isso, ficarão calados.

— Eles não têm a obrigação de falar. Simplesmente transportar um preso de um ponto a outro, não vejo ser necessário — disse Pimentel.

LÍDER DO PSDB DIZ QUE DILMA SE BENEFICIOU

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), disse que a presidente Dilma Rousseff é responsável sim pelo erros na Petrobras porque foi dirigente do setor e acusou a petista de ter se beneficiado politicamente e eleitoralmente do esquema “de lama” que o PT criou para sustentar seu governo. Aloysio disse que a oposição fará “365 dias de turnos” de combate, numa resposta às declarações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de que a oposição quer politizar o caso e criar um terceiro turno eleitoral.

— Estamos realmente diante de um fato acabrunhante e grave. Não diria, não seria leviano aqui para dizer que a presidente Dilma é, pessoalmente, desonesta. Mas que ela se beneficiou desse esquema se beneficiou. Ela se beneficiou eleitoralmente, politicamente. Ela fez parte de um governo sustentado na lama. E ela nada fez para impedir. Ela não é, evidentemente, ladra — disse Aloysio, acrescentando:

— A presidente Dilma, que conhecia bem a Petrobras, estaria supondo que esse diretor de Abastecimento (Paulo Roberto Costa) estava lá para abastecer o Brasil de petróleo e gás? Ou para abastecer cofres de partidos políticos do governo, que apoiam o Governo? É óbvio que (ela) sabia. É óbvio que sabia!.

Aloysio disse que o governo quer “blindar” a presidente Dilma neste episódio, mas disse que ela foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras. ministra de Minas e Energia, ministra da Casa Civil e, depois, presidente da República. Para ele, em todos esses cargos, Dilma recebeu vários “alertas” sobre problemas na Petrobras, como denúncias  em obras da refinaria Abreu e Lima, feitas pelo próprio Tribunal de Contas da União (TCU).

Publicado em 18/11/2014, em Aécio Neves, Aécio Neves: 2014, Aécio oposição, Governo do PT, Petrobras, Política e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário