Nordeste Forte: Aécio lança programa específico para transformar região

Único candidato a presidente da República a lançar um programa específico para a região Nordeste, o Plano Nordeste Forte.

Eleições 2014

Fonte: PSDB

Aécio quer transformar o Nordeste

Na Bahia, Aécio rediz programas para o Nordeste. Foto: Igo Estrela.

Aécio reiteira compromisso com o Nordeste

Candidato recebeu reivindicações do setor cacaueiro durante caminhada com Paulo Souto, Geddel e ACM Neto

Único candidato a presidente da República a lançar um programa específico para a região Nordeste, Aécio Neves visitou, nessa quinta-feira (18/09), a cidade baiana de Itabuna e reiterou, após caminhada com 2.000 pessoas, seu compromisso com o desenvolvimento da região, por meio do Plano Nordeste Forte.

“Quero ter um compromisso formal com essa região, porque ela já ajudou imensamente no desenvolvimento do Brasil. Está na hora de o Brasil reconhecer esse apoio e dar a ela condições de desenvolver as várias atividades tanto na agricultura quanto no turismo e também com atração de novos investimentos para cá.”

O candidato pela Coligação Muda Brasil fez caminhada em uma avenida comercial de Itabuna, acompanhado de Paulo Souto, que concorre ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima, candidato ao Senado, e do prefeito de Salvador, ACM Neto, entre outras lideranças do Estado.

Em cima de um carro de som, Aécio afirmou que “ninguém ganha eleição de véspera” e convocou os presentes a votarem de forma consciente. “A eleição se decidirá no momento em que cada brasileiro e brasileira se levantar no dia 5 de outubro para dizer o que quer para o seu futuro.”

O candidato destacou que chegou a hora da virada, lamentou “o ciclo perverso do governo PT” e pediu apoio para derrotar o atual governo. “Ajudem-me a tirar o PT do governo, ajudem-me a dar ao Brasil um governo decente, que tenha palavra e que cumpra os compromissos assumidos.”

Aécio reafirmou seu otimismo com a ida ao segundo turno e com a vitória. “Está chegando o que chamo de Onda da Razão. As pessoas estão avaliando com maior profundidade o que cada candidatura representa. O que a minha candidatura propõe para o Brasil é muito claro: encerrarmos esse ciclo de governo do PT e iniciarmos um outro ciclo, de desenvolvimento econômico, de melhoria na segurança, na saúde e na educação.”

ACM Neto destacou a importância do voto em Aécio para presidente. “Se a Bahia quer recuperar o tempo perdido, ocupar um lugar de destaque no país, precisa eleger Aécio Neves.”

Nordeste Forte

Em 23 de agosto, Aécio lançou em Salvador o Plano Nordeste Forte, que tem como objetivo encontrar soluções de desenvolvimento econômico sustentável, reduzir desigualdades e promover a integração regional a partir de suas próprias vocações e potencialidades. Nesta quinta-feira, de volta à Bahia, ele destacou ações nas áreas de segurança pública,educação – especialmente o resgate de jovens que pararam de estudar – , e saúde.

“Seremos o governo que vai enfrentar o tráfico de drogas e controlar as nossas fronteiras. Estabelecemos uma meta de, no máximo em dez anos, reduzirmos em 30% os homicídios da região Nordeste, com investimentos, parceria com Estados e mudanças no Código Penal, permitindo que no caso de crimes graves os jovens acima de 16 anos possam ser punidos com base no Código Penal.”

Aécio ressaltou que irá descentralizar os investimentos para gerar mais empregos no Nordeste e de criar clínicas de saúde especializada.

“No meu governo, assim como foi no de Juscelino Kubitschek, outro mineiro que presidiu o Brasil há 60 anos, a prioridade absoluta vai ser o Nordeste brasileiro”, disse o candidato.

O candidato ao governo da Bahia Paulo Souto elogiou o Nordeste Forte, dizendo que ele deve ser um programa de Estado, que ultrapasse o período de um governo. “Essa é uma iniciativa muito interessante, não é possível que o Nordeste continue uma região com desigualdades ainda tão grandes em relação ao restante do Brasil”, afirmou.

“Houve uma preocupação do candidato em focalizar o problema nordestino de uma forma diferente. Em vez de coisas tópicas, um programa integrado, de longo prazo, para dar condições de desenvolvimento da região Nordeste”, afirmou Paulo Souto.

Setor cacaueiro

Ao chegar a Itabuna, Aécio foi recepcionado por apoiadores e eleitores, entre os quais o presidente do Instituto Pensar Cacau, Águido Muniz, que entregou ao candidato um documento com reivindicações do setor cacaueiro: renegociação da dívida de produtores de cacau, a solução de conflitos agrários e a promoção de projetos sustentáveis para a cacauicultura.

“Eu sei da importância da renegociação dessa dívida. Tenho conversado muito sobre isso com o governador Paulo Souto, com o prefeito de Salvador e com lideranças importantes da região, e nós vamos sim fazer essa renegociação”, assegurou o candidato.

Águido Muniz disse apoiar Aécio Neves em razão de ele ter “a proposta mais racional, mais séria”. De acordo com ele, “o governo que está aí há 12 anos não nos tem atendido, não tem ouvido as nossas reivindicações. E essa proposta que ele coloca aos nossos olhos parece ser a melhor para a região e é nisso que estamos apostando.”

Outro eleitor presente na recepção ao candidato foi o estudante João Abílio, 17 anos, que postou em sua página no Facebook o aviso da caminhada com Aécio convidando todos os amigos a acompanhar.

“A presidente Dilma não fez muita coisa que ela prometia. O Aécio mexeu comigo, pelas campanhas que ele fez na televisão. Eu resolvi apoiá-lo neste ano. O meu voto será para ele. Podemos contar com o Aécio, que não vai deixar a gente na mão, não.”

Além de posts no Facebook, João Abílio também tem utilizado a internet para formar um grupo de amigos. “Com isso, a gente conseguiu dialogar todos os dias, durante a semana, e criar ideias novas para a nossa cidade.”

Anúncios

Publicado em 19/09/2014, em Aécio Neves, Aécio Neves, Aécio Neves: 2014, Eleições 2014, Nordeste, Política e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: