Aécio cresce 6 pontos no Sul, aponta Ibope

Aécio Neves ampliou a sua intenção de voto, tirando apoio principalmente de Marina. O tucano passou de 17% para 23%, segundo Ibope.

Eleições 2014

Fonte: O Globo 

Ibope: Aécio cresce 6 pontos no Sul

Aécio: alta no sul do país em última pesquisa Ibope. Foto: George Gianni

No Sul, Aécio cresce de 17% para 23% e tem seu maior aumento

Ligação a candidatos ao governo que lideram no Paraná e no Rio Grande do Sul ajudou tucano

De acordo com a pesquisa Ibope divulgada na terça-feira, foi na região Sul que Aécio Neves (PSDB) mais ampliou a sua intenção de voto, tirando apoio principalmente de Marina Silva (PSB). O tucano passou de 17% para 23%, em comparação com a pesquisa do dia 7.

Segundo o cientista político Benedito Tadeu César, professor aposentado da UFRGS, a reação de Aécio na região se deve a dois fatores: a ligação a candidatos que lideram as pesquisas nos estados do Sul – Beto Richa (PSDB) no Paraná e Ana Amélia Lemos (PP) no Rio Grande do Sul – e ao efeito antecipado que os ataques a Marina deverão provocar em outros colégios eleitorais. Segundo o especialista, esse efeito já havia sido sentido em pesquisas locais.

– Desde o começo de setembro o Vox Populi mostrava um empate técnico entre Marina e Aécio no Rio Grande do Sul e no Paraná. Na verdade, a candidata socialista nunca se consolidou nesses colégios eleitorais. Passado o efeito emocional da morte de Eduardo Campos, a tendência é que o tucano recupere seu espaço de catalisador do voto antipetista na região – avaliou.

Tadeu César identifica ainda outro conflito de Marina na região: sua relação dúbia com o agronegócio.

O cientista político e professor da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) Paulo Moura também lembra que, no Rio Grande do Sul, os candidatos do PSDB venceram as duas últimas eleições presidenciais, em 2006 e em 2010, contra candidatos do PT.

– Estamos sempre na contramão e, além disso, o sentimento anti PT é forte. Somos a Gália do Império Romano – brinca o especialista.

Mesmo assim, Moura acha difícil que Aécio consiga reverter a situação de inferioridade em relação à candidatura do PSB. Primeiro, porque historicamente os tucanos têm entre 15% e 20% dos votos na região; depois, porque a “propaganda negativa” que, ao que parece, vem tirando votos de Marina, pode se voltar contra quem ataca.

Anúncios

Publicado em 18/09/2014, em Aécio Neves, Aécio Neves, Aécio Neves: 2014, Aécio oposição, Eleições 2014, Política e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: